Conheça as ferramentas SEO mais utilizadas neste ano. Nesta listagem, separamos para você as mais úteis para cada tipo de necessidade. Todas gratuitas, confira!

1. Keyword Planner do AdWords

Planejador de palavras chave do Google. Com ele você poderá consultar sugestões de keywords inserindo uma url desejada, definindo por estado ou país.

ferramenta seo keyword planner Ideal para: Analisar buscas/palavras por estado e consultar palavras chave por nível de concorrência.

 

 

2. Google Trends

Ferramenta Google que afere o volume e tendências de busca em todo o mundo. Bem intuitiva e tem potencial para passar a fazer parte da sua rotina.

ferramenta seo Google Trends Ideal para: Ter ideias de termos e tendências para produção de conteúdo e planejamento SEO.

 

 

3. Screamingfrog

Este é completão! Lista todas as urls do site, cada title, cada meta description, keywords e muito mais em um só local Seo Spider!!

ferramenta seo Screamingfrog Ideal para: Profissionais SEO que precisam de vários dados em um só local.

 

 

4. Google Search Console (o antigo Webmaster Tools)

Ferramenta gratuita Google, na qual são úteis na rotina SEO dos sites para verificar eventuais erros detectados pelo Google.

ferramenta seo Google webmaster tools Ideal para: monitorar e corrigir urls com erro e avaliar as keywords por posição.

 

 

5. Google PageSpeed

Insira o domínio do seu site para analisar seu desempenho de carregamento no mobile e desktop. Recomendações de melhoria, compactação de java script, css, otimização de imagens dentre outros são inputs bacanas – além da nota de carregamento que a ferramenta aponta.

ferramenta seo Google PageSpeedIdeal para: Compactar arquivos carregando isoladamente (desnecessariamente), .css, .js, imagens e demais.

 

 

6. Open Site Explorer

Na versão gratuita, verifique autoridade do domínio, page authority, os inbound links com texto âncora de cada.

ferramenta seo Open Site ExplorerIdeal para: espionar a autoridade e inbound links dos concorrentes.

 

 

7. SEMrush

Este vale a pena pagar! Mas, na versão gratuita é possível verificar autoridade de página e domínio, estimativa de tráfego orgânico e palavras chave do tráfego orgãnico. Ideal para espionar concorrentes!

ferramenta seo SEMrushIdeal para: espionar as palavras chave dos concorrentes.

 

 

8. GTmetrix

Sabemos que manter o carregamento dos sites saudáveis é vital para o ranking Google. O GTmetrix realiza checagem do tempo de carregamento, pontos de correções e otimizações.

ferramenta seo webxtoolIdeal para: visualizar histórico do tempo de carregamento do site e pontos de correção.

 

 

9. Plugins SEO para WordPress

Se você tem um site WordPress, você pode escolher dentre estes dois excelentes plugins que dão conta do báscio. O SEO Yoast e o All in one pack.

ferramenta seo Plugins SEO para WordPressIdeal para: Ambos são vitais para facilitar o dia a dia. Tenha um ou outro instalado e terá autonomia para atualizar os <title> e <meta drescription> das páginas.

 

 

10. O Google Analytics

E, por fim, mas não menos importante, o famoso GA ainda vigora como ferramenta gratuita mais completa do mundo. E imagino que assim o será durante muitos anos!

ferramenta seo google analyticsIdeal para: Tudo né gente! O GA é o grande protagonista para análises de todas as métricas dos sites no mundo.

 

Este artigo foi útil para você? Compartilhe! Sentiu falta de alguma ferramenta na lista? Fale pra gente!

Leia também: O que você precisa para melhorar posicionamento no Google

Categorias: SEO

Aline Soares

Aline Soares

CEO and SEO Specialist at Canzar Aline Soares é Especialista SEO, Estrategista Digital, Publicitária, certificada Google Analytics, Google AdWords e especializações Google. Atua com produtos digitais com foco em performance, usabilidade e conversão. CEO/Founder da agência Canzar, empresa especializada em SEO, conversão e performance digital para negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *