Melhores práticas SEO para sua loja virtual nesta Black Friday, vamos lá?

Em 2017, serão os fundamentos SEO que poderão fazer toda diferença nas vendas Black Friday da sua Loja Virtual neste ano de crise. Organizamos estas dicas para você melhorar o volume de visitas orgânicas, uso do site, engajamento com conteúdo até o momento de tomada de decisão de compra dos usuários com base nos fatores de maior relevância no ranking Google SEO de 2017. Itens de ranking que comprovadamente mais impactam para lojas virtuais e o espaço (posições Google) que disputam entre si. O Black Friday é sem dúvida uma das datas mais importantes para qualquer e-commerce e decidimos ajudar (ou relembrar) você com estes fundamentos para melhorar o desempenho das páginas da sua loja virtual/e-commerce.

 

 

1. Capriche na descrição dos produtos da loja

Invista tempo e revise os textos das descrições do produtos. A qualidade dos textos tão quanto boas práticas SEO na formatação são diferenciais. O volume dos textos está relacionado ao ranking, onde, 45% dos top-3 resultados possuem conteúdos maiores que os a média das demais posições.

descricao dos produtos para seo

 

 

2. Taxa de rejeição

Ataque listando seus produtos core bussiness e/ou os mais importantes a escoar vendas nesta Black Friday e, revise estas páginas-produto que possuem maior taxa de rejeição. Faça adequações, correções, atualizações de conteúdo e usabilidade que favoreça melhoria do bounce rate. Trabalhe para que nenhuma página muito importante tenha taxa de rejeição elevada!

taxa de rejeicao alta

 

 

3. Velocidade do site

Numa data tão especial como esta, seria amadorismo não conferir e otimizar o tempo de carregamento da página inicial, categorias e principais páginas produto.

Sites com tempo de carregamento elevado perdem posições para sites de melhor desempenho, fato! Não vacile neste ponto que só depende de você (e um profissional dev ou especialista SEO do site).

tempo de carregamento do site e peso ruins

 

 

4. URLs amigáveis

Uma das premissas essenciais de um bom site! NÃO ter URLs amigáveis significa não estar disputando corretamente com seus concorrentes. Para ter mais força neste período, utilize-se de URL com o termo “black-friday”.

Assim, quando diante de buscas especificas por “palavra + black friday” sua participação nos resultados de busca será potencializada.

 

 

5. Título da página

Assim como as URLs, o título de cada página tem significativa importância no ranking. Utilize-se do termo “Black Friday” durante este período para melhor competir e participar dos resultados de busca. Título de página exemplo:

Produto A – 40% OFF Black Friday – Nome sua empresa

black friday no titulo da pagina

 

 

6. Vídeo produto

Além de fotos com detalhes do produto citado acima, o vídeo tem uma das funções mais sensíveis e potentes pois é através dele que o cliente pode “experimentar seu produto”. Ver o tamanho real do produto em um ambiente, vê-lo de todos os ângulos e visualizar uma pessoa o manuseando faz do vídeo uma forte mídia motivadora de compra. Sabemos que o desenvolvimento de um vídeo para cada produto de um e-commerce é muito trabalhoso, mas tente listar os produtos mais vendidos e comece o plano de ataque! E, monitore os resultados!

 

 

7. Sitemap

Atualize seu sitemap nos motores de busca, envie este XML atualizado para o Google – principalmente para que eles atuem sob suas novas urls-com-black-friday que citamos nas dicas acima.

 

 

8. Landing page de conversão

Que tal organizar os conteúdos e ofertas Black Friday em uma landing page de conversão em que seja possível gerar uma boa experiência de compra para o usuário? Não se esqueça de aplicar os filtros necessários para que a busca seja facilitada.

 

 

9. Filtros de navegação

Cada vez mais relevantes para SEO, os filtros de navegação para e-commerce são funcionalidades vitais para bom uso do site. E o Google já compreendeu isto por isso, dedique-se em estudo UX (user experience) para identificar gaps, realizar testes de usabilidade com usuários, e definir cada grupo de filtros que possam melhorar a usabilidade para o usuário durante toda jornada de uso do site. As possibilidade e design das telas com os filtros aplicados são inúmeras. Conduza esta melhoria e avalie os resultados de uso.

Filtros tais como, por preço, mais vendidos, por cor, marca, faixa de preço, sub categorias, tamanho, e todos parâmetros que sejam relevantes para refinar a pesquisa de forma simplificada!

filtros de navegacao para ux e seo

 

 

10. Pré-venda

Reforce ações de marketing para esta data. Com bom planejamento, desenhe todas as mídias, canais, momentos pré e pós venda para incentivar, criar expectativa e estar próximo do cliente neste momento em que ele está pré disposto a gastar! Comprar!

 

lightbox black friday

 

Coloque o time SEO, UX e Marketing para trabalhar e… Boas vendas!

Por Aline Soares

Leia também: O que você precisa para melhorar posicionamento no Google

Categorias: SEO

Aline Soares

Aline Soares

CEO and SEO Specialist at Canzar Aline Soares é Especialista SEO, Estrategista Digital, Publicitária, certificada Google Analytics, Google AdWords e especializações Google. Atua com produtos digitais com foco em performance, usabilidade e conversão. CEO/Founder da agência Canzar, empresa especializada em SEO, conversão e performance digital para negócios.

1 comentário

Thiago · 8 de novembro de 2017 às 12:32

Muito bons estes pontos! Realmente são os que impactam no ranking e nas visitas. Valeu por este checklist.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *